segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Coluna: As pernas curtas da mentira

Postado por Iza Zilli Manchetes, Saúde e Bem estar quinta-feira, fevereiro 3rd, 2011 Sheila Rigler

Desde pequenos ouvimos de nossos pais que mentir é feio. Mesmo assim, a mentira faz parte da vida das pessoas e viver sem este hábito parece tão difícil quanto ficar sem respirar. As pessoas mentem porque tem medo da reação que a verdade pode causar, para agradar alguém ou para levar vantagem em determinada situação. Não gostamos que nos contem mentiras, mas em muitas situações quando somos apresentados à verdade reagimos de forma agressiva, podendo até, interromper relacionamentos.

E quando as mentiras são entre casais, muita coisa está em jogo e até mesmo a estrutura de uma família pode ser abalada. Neste caso, para manter um casamento, algumas mentiras são consideradas necessárias por algumas pessoas. Uma pesquisa realizada no Reino Unido mostra que oito em cada dez mulheres tiram as etiquetas com preços das roupas e acessórios para esconder o custo dos namorados e maridos.

Mas as mentirinhas delas não param nesta atitude. A pesquisa mostra que elas mentem pelo menos uma vez por mês para esconder os seus momentos consumistas. Entre as três mil entrevistadas para este estudo, um quarto esconde as peças no armário e pouco mais da metade afirma “não é nova, faz tempo que tenho”, enquanto 17% dizem que é um presente que compraram para outra pessoa. Para 48% das participantes é fácil evitar o interrogatório do companheiro em relação às compras.

A principio as mentiras podem parecer sem importância, mas em alguns casos podem levar ao final de um casamento ou gerar brigas constantes com o companheiro. Afinal, eles já dizem que elas são muito consumistas e agora podem utilizar a seu favor as informações de uma pesquisa realizada pelo Serviço Central de Proteção ao Crédito, de São Paulo, que mostra que 52% das mulheres estão endividadas, contra 48% dos homens. Poderia ser motivo para muitos comemorarem e falarem que tinham razão, mas quando as contas sobram para eles, o relacionamento pode ficar ameaçado.

Para evitar problemas, recomendo que você não seja agressivo quando alguém contar a verdade sobre alguma situação. Podemos observar o exemplo das mulheres que começam a mentir para o marido em relação às compras porque consideram uma decepção um olhar masculino de desaprovação. Não é necessário concordar com tudo, mas saber encarar a verdade para evitar que mentiras “inocentes” se transformem em grandes problemas.

Por Sheila Rigler

URL curta: http://www.blogizazilli.com/?p=6714


View the original article here

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARCEIROS DO EMAGRECER COM SAÚDE