segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Coluna: Casamento não deixa de ser uma empresa familiar

Postado por Iza Zilli Manchetes, Saúde e Bem estar terça-feira, fevereiro 22nd, 2011

Por Sheila Rigler

Analisando de maneira prática e não tão romântica é possível dizer que um relacionamento amoroso, pode ser comparado a uma empresa, na qual os dois precisam saber como agir e como aplicar os recursos para obter melhores resultados.

Podemos começar com a teoria do economista inglês David Ricardo. Segundo ele, as tarefas não devem ser desenvolvidas igualmente por todos, mas cada um deve assumir aquelas nas quais é melhor. Nas empresas, as tarefas são direcionadas para os membros de uma equipe de acordo com as suas aptidões e conhecimentos. Mas em casa a falta deste tipo de organização geralmente causa discussões banais, como por exemplo, quem tem que lavar a louça, levar os filhos para a escola ou o carro até a oficina. Dividir as atividades de maneira igual entre os dois, não resolve o problema e só causa ressentimentos, o ideal é dividir de maneira a explorar as melhores características de cada um. É claro que nesta divisão, você ou seu companheiro podem ficar sobrecarregados. Neste caso, nada melhor do que uma surpresa para sair da rotina e evitar desgastes na relação.

Outra questão fundamental é o planejamento. Quando estamos trabalhando sempre avaliamos as consequências que nossas ações podem ter a curto e longo prazo, mas no relacionamento esta regra básica dificilmente é utilizada. Quando você deixa de cuidar da aparência e fica adiando conversas ou saídas com o companheiro, precisa pensar que estas ações terão consequências que podem ser graves para o relacionamento, como o distanciamento e até futuras traições.

Já ouviu algum economista falando sobre a importância de evitar a bolha? Este termo está relacionado ao fato de que um cenário perfeito pode ser abalado e até destruído por imprevistos. No relacionamento a situação é a mesma. É fundamental estar atento a acontecimentos não planejados, como doença, problemas financeiros ou até mesmo uma gravidez indesejada. Faça uma avaliação do relacionamento a cada seis meses e lembre que todos estão sujeitos a imprevistos.

Muitas pessoas ainda acreditam que amor e negócios são assuntos distintos que não devem ser misturados. Porém, aplicar algumas regras de economia ao relacionamento pode ajudar a evitar problemas e fortalecer um amor verdadeiro.

URL curta: http://www.blogizazilli.com/?p=7398


View the original article here

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARCEIROS DO EMAGRECER COM SAÚDE